A Semana do Fazendeiro é o maior e mais tradicional evento de extensão realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem o objetivo de promover o diálogo com toda a sociedade. O evento reúne, anualmente, milhares de visitantes que vêm ao campus para participar de uma grande diversidade de cursos técnicos, dias de campo, conversas com especialistas e outras oportunidades como a Troca de Saberes, a Semana da Juventude Rural, a Semana da Mulher Rural e a Cozinha Escola. Além disso, o evento ainda conta com a feira agrícola e de artesanatos aberta ao público, leilão de bovinos e equídeos, mini fazenda, exposição de máquinas, estandes técnicos institucionais, eventos culturais e praça de alimentação.
O gerenciamento dos resíduos da Semana do Fazendeiro fica sob a responsabilidade da Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS) pertencente à Diretoria de Meio Ambiente (DAM) da UFV. O setor é responsável pela limpeza do Centro de Vivência e de seus arredores como também do próprio campus. Além disso, todos os resíduos gerados durante o evento são separados e pesados na tenda Centro de Triagem. Esse procedimento possui grande importância, pois através dele é possível fazer uma destinação adequada dos resíduos. Nos anos de 2024 e 2025, a triagem dos resíduos gerados foi realizada pelas associações de caratores de Viçosa: ACAT (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa) e ACAMARE (Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa).
Os resíduos são separados nas seguintes frações: papel, metal, vidro, papelão, tetra pak, isopor, plástico mole, plástico duro, copo descartável, lata de alumínio, acrílico, soro de leite, lâmpadas, orgânico e rejeitos.
Os recicláveis (como por exemplo: papel, papelão, plásticos, metal, vidro, tetra pak, isopor, copo descartável) são enviados para as ACAMARE e ACAT, associações de catadores do município de Viçosa. Os orgânicos são encaminhados para a Diretoria de Meio Ambiente para realização da compostagem e por fim, os rejeitos, são enviados para o aterro sanitário.
Na tabela abaixo é possível verificar dados sobre os resíduos gerados durante os últimos 6 anos da Semana do Fazendeiro e o percentual destes que foram desviados do aterro. Nos anos de 2018, 2023, 2024 e 2025 o evento atingiu a meta lixo zero e destinou mais de 90% dos resíduos gerados para outros fins que não o aterro sanitário (veja na tabela abaixo e no gráfico presente no final desta página). Saiba mais sobre o que é um evento com meta lixo zero aqui.

O Programa Lixo Zero da UFV, implementado desde 2018 durante a Semana do Fazendeiro, foi agraciado com o Prêmio A3P de Melhores Práticas de Sustentabilidade na Administração Pública, na categoria “Gestão Adequada dos Resíduos Gerados”, em 2024 (o certificado está disponível abaixo). A premiação ocorreu durante o 13º Fórum A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, em Brasília, entre os dias 26 e 28 de novembro. A Universidade foi representada pelo diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano Comini, durante a cerimônia de premiação.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa incentivar os órgãos públicos a adotarem práticas de sustentabilidade.

Veja um pouco mais sobre essa inovadora ação da Semana do Fazendeiro, neste vídeo sobre o evento de 2023. E temos também a apresentação da ação do Programa Carbono Zero, que desde 2010 atua na neutralização das emissões de carbono do evento.




