Programa de Comunicação, Mobilização e Engajamento em Sustentabilidade

A comunicação efetiva é fundamental para disseminar informações e alcançar o público-alvo desejado. Para ser bem-sucedida, esta deve ser clara, coesa e contextualizada com a realidade do público.

O Programa de Comunicação, Mobilização e Engajamento em Sustentabilidade da UFV (PCMES) foi criado para tornar isso possível na universidade. Esse programa tem como objetivos principais: enfatizar ações operacionais e administrativas da UFV, destacando boas práticas do cotidiano acadêmico; garantir que as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam contempladas nos projetos e programas da instituição, além de permitir acesso à informação e mobilização constante de toda a comunidade.

Para garantir a disponibilidade contínua e o fácil acesso a essas informações, os objetivos do PCMES estão distribuídos por oito plataformas de comunicação, sendo elas:

O Portal de Sustentabilidade tem como objetivo simplificar e apresentar de forma clara e objetiva todas as informações pré-existentes relacionadas à sustentabilidade, incluindo ações administrativas, projetos, atividades de ensino, pesquisa, extensão, eventos e outros resultados desenvolvidos pela UFV, direta ou indiretamente. A plataforma deve ser de fácil acesso, intuitiva e atualizada semestralmente, contado com auxílio de recursos visuais como mapas, gráficos e imagens, além de hiperlinks para aprimorar a eficácia da plataforma. A organização virtual do conteúdo deve ser voltada para agentes externos, como parceiros, financiadores e a sociedade em geral.

O objetivo do site da Diretoria de Meio Ambiente é estabelecer uma plataforma de fácil utilização que agregue informações atuais e categorizadas sobre as atividades operacionais do campus e as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas no setor. Na seções do site é possível encontrar informações como dados de contato, procedimentos, histórico de ações e serviços, relatórios e documentos, notícias, eventos desenvolvidos e outras informações relevantes sobre o setor.

Este canal de comunicação é voltado para o público interno da UFV, como forma de
arquivo histórico, repositório de protocolos e de transparência de dados das ações executadas.

Periódico mensal que aborda os tópicos mais relevantes sobre meio ambiente e sustentabilidade no campus da UFV-Viçosa. O conteúdo é apresentado em formato de texto informativo, tabelas e infográficos, o que permite a disseminação de informações de maneira clara e acessível, mantendo os temas em discussão de forma consistente.

O objetivo do boletim é manter a comunidade acadêmica informada sobre questões relevantes, como o consumo de água e energia elétrica, além da coleta de resíduos no campus. A utilização de informações comparativas entre os meses é um método para que a comunidade esteja sempre alerta nos setores da UFV. Além disso, o boletim aborda outros tópicos, como projetos desenvolvidos com temática voltada para a sustentabilidade.

Dado o papel essencial das ações individuais na promoção do desenvolvimento sustentável, os Diálogos UFV+Sustentável compreendem discussões direcionadas com grupos específicos da comunidade acadêmica (estudantes, técnicos, prestadores de serviços, professores, etc.), podendo ser esses momentos realizados por meio de palestras, rodas de conversa, cafés ou outro formato de encontro sobre temáticas
específicas que abrangem a pauta de sustentabilidade.

O objetivo principal destes encontros é conscientizar os participantes sobre a importância da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade nas ações do dia-a-dia e mostrar alternativas viáveis para implementar atitudes mais conscientes nos ambientes doméstico e de trabalho. Cada encontro possui uma temática e um público alvo específico, e deve ser elaborado de forma a se comunicar melhor com cada audiência.

No ano de 2022, a Universidade Federal de Viçosa criou o Selo UFV + Sustentável em resposta à Meta 06 de desenvolver um programa de Comunicação Institucional sobre Sustentabilidade e à Meta 3 de elaborar um índice de sustentabilidade para uso das edificações. Ambas as metas fazem parte
do Objetivo Institucional n° 15 do Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2023, “Institucionalizar práticas e mecanismos para o desenvolvimento sustentável”.

Seu objetivo é incentivar o engajamento da comunidade universitária em seus
respectivos locais de trabalho e, ou estudo na adoção de boas práticas de sustentabilidade, em
consonância com os Objetivos Institucionais e a Agenda 2030.

Acesse mais informações aqui.

O Relatório de Sustentabilidade é um compilado anual que busca transmitir à comunidade o desempenho e impactos das ações realizadas pela diretoria, visando a transparência do trabalho desenvolvido. Através deste relatório, apresentam-se os resultados obtidos em todas as áreas da DAM durante o ano, comparando-os às metas estabelecidas. Dessa forma, é possível avaliar quais metas foram alcançadas, quais foram parcialmente cumpridas e quais não foram, bem como mostrar eventuais implementações que não estavam nas metas pré-estabelecidas.

Os canais oficiais da Universidade são a maneira mais eficaz e ágil de comunicação com os estudantes, servidores, comunidade e meios de comunicação locais e regionais. As publicações funcionam como um resumo das notícias, incentivando os leitores a visualizar o artigo completo no site. Este método proporciona um ambiente informal de diálogo entre o emissor e o público, permitindo maior interatividade e aproximação do projeto com a comunidade.

O spot é um modelo publicitário de curta duração veiculado em intervalos de programas de rádio. No contexto do projeto UFV + Sustentável, é possível empregá-lo para divulgar e promover a participação nas ações sustentáveis em andamento. O formato pode ser usado como ferramenta educativa, para oferecer informações sobre questões ambientais e práticas sustentáveis. Além disso, pode ser usado como um elemento adicional na divulgação de informações disponíveis em outras plataformas de comunicação, como para prestação de contas e divulgação de dados de consumo de água, por exemplo.