Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS)

Logística é a disciplina da administração responsável por assegurar os recursos, equipamentos e informações necessários para a execução das atividades de uma organização (VAZ, LOTTA; 2011).

No contexto do setor público, a logística apresenta particularidades, uma vez que o objetivo não é o lucro. Neste âmbito, busca-se garantir os direitos dos cidadãos, promover o acesso da população aos serviços públicos e assegurar a legalidade dos procedimentos adotados.

A Instrução Normativa nº 10/2012/SLTI/MPOG, em seu artigo 2º, define a logística sustentável como o “processo de coordenação do fluxo de materiais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfazimento, que considera a proteção ambiental, a justiça social e o desenvolvimento econômico equilibrado”. Essa definição enfatiza a importância de adotar uma abordagem sustentável na logística, incorporando os princípios do tripé da sustentabilidade.

Além das obrigações relacionadas aos critérios de sustentabilidade das compras públicas, há um esforço significativo para melhorar a avaliação do cumprimento dessas obrigações e a especificidade dos critérios aplicáveis a diferentes itens. Nesse contexto, o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) estabelece metas específicas com o propósito de aprimorar os processos relativos à definição de critérios sustentáveis para as aquisições realizadas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

As atividades principais de logística são abordadas no conteúdo mínimo do PLS, nos quais as práticas de sustentabilidade e otimização do uso de materiais e serviços devem abranger os seguintes temas:

I. material de consumo compreendendo, pelo menos, papel para impressão, copos descartáveis e cartuchos para impressão;

II. energia elétrica;

III. água e esgoto;

IV. coleta seletiva;

V. qualidade de vida no ambiente de trabalho;

VI. compras e contratações sustentáveis, compreendendo, pelo menos, obras, equipamentos, serviços de vigilância, de limpeza, de telefonia, de processamento de dados, de apoio administrativo e de manutenção predial; e

VII. deslocamento de pessoal, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes.

Dentro deste cenário, o objetivo geral é orientar as ações de aquisição, logística e gestão de bens de consumo, capital e serviços, com foco na redução dos impactos ambientais, promoção de boas práticas e consciência ambiental.

Além disso, seus objetivos específicos do PLS-UFV são:

• Promover uma gestão eficiente dos recursos, eliminando o desperdício e buscando uma melhoria contínua dos processos, com o intuito de garantir a qualidade do gasto público na Instituição.
  • Revisar e aprimorar os processos de compras e contratações, incorporando critérios de sustentabilidade ambiental nos editais de licitação para aquisição de bens, serviços e obras.
  • Aperfeiçoar as instalações e edificações para uma utilização mais eficiente e proveitosa dos recursos, visando reduzir o desperdício e otimizar o uso dos recursos naturais.
  • Quantificar, caracterizar e qualificar os resíduos produzidos na Instituição para um gerenciamento adequado, incluindo a redução da produção de resíduos e a destinação final ambientalmente correta.
  • Melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e nos campi, proporcionando um ambiente seguro e saudável para os servidores e estudantes, bem como fomentar maior integração entre os colaboradores da Instituição.
  • Promover campanhas educativas para promover uma cultura organizacional baseada em práticas ambientais adequadas e consumo responsável.

Para mais informações faça o download do documento clicando abaixo:

O PLS da UFV é gerido por uma Comissão de Gestora instituída pela Portaria n° 0175/2022, que tem também a função de revisar a nova versão do Plano.