Selo UFV + Sustentável

Em 2022 foi criado o Selo UFV + Sustentável através do Programa de Comunicação, Mobilização E Engajamento em Sustentabilidade da Universidade Federal de Viçosa em resposta às metas do Objetivo Institucional nº 15: “Institucionalizar práticas e mecanismos para o desenvolvimento sustentável”, do Plano de Desenvolvimento Institucional de 2020-2023.

A implementação do Selo será feita por meio da adesão voluntária das unidades administrativas e acadêmicas dos três campi da Universidade Federal de Viçosa. Estão previstos um conjunto de atividades de sustentabilidade as quais apresentam níveis crescentes de complexidade e pontuação. As unidades participantes serão classificadas de acordo com a pontuação atingida através das execuções das ações.

Os níveis do Selo foram denominados estrategicamente de Semente, Muda e Árvore (ilustrados na imagem abaixo) por serem importantes estágios do desenvolvimento de uma planta. A expectativa do ato de plantar é a possibilidade da colheita de frutos futuramente e a expectativa da implementação do Selo UFV + Sustentável é o reconhecimento de que cada ação, desde a individual mais simples até a coletiva mais significativa, é importante quando se trata de sustentabilidade.

Selos do projeto: Semente, Muda e Árvore

O objetivo geral da implementação do Selo é incentivar o engajamento da comunidade universitária em seus respectivos locais de trabalho e, ou estudo na adoção de boas práticas de sustentabilidade, em consonância com os Objetivos Institucionais, com o Plano de Logística Sustentável, com a Agenda Ambiental da Administração Pública e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030.

O Selo teve a sua cerimônia de lançamento e apresentação à Reitoria, Pró-Reitorias e Diretorias de Centro no dia 6 de junho de 2023 durante a comemoração da Semana do Meio Ambiente. Espera-se que, com a adesão ao Selo UFV + Sustentável e o engajamento dos colaboradores da instituição, transformemos a cultura de sustentabilidade institucional voltando-a às pessoas e seu cotidiano na UFV e nas cidades que abrigam a nossa instituição.