Sobre a DGS

A Divisão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (DGS) é o setor responsável pela coordenação, supervisão, assessoramento e suporte técnico à execução de atividades na área de gerenciamento de resíduos de todo o campus Viçosa da UFV. A DGS está vinculada à Diretoria de Meio Ambiente e, acima, à Pró-Reitoria de Administração.

A UFV possui o Plano de Logística Sustentável (PLS), o Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) e o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS), todos em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Histórico

A UFV possui histórico de destinação de resíduos produzidos em laboratórios desde 2002, mas se entendia que a instituição não possuía o completo entendimento a respeito deste tipo de resíduo. Com isso, em 2005 uma comissão foi formada para elaborar soluções aos resíduos perigosos produzidos pela universidade.

No ano de 2006, a partir dos trabalhos e das necessidades observadas pela comissão de 2005, foi criada a Gerência de Resíduos e Rejeitos Tóxicos, Químicos, Biológicos e Radioativos (GRR), com o objetivo de ser o órgão responsável pela coordenação, supervisão, assessoramento e suporte técnico à execução de atividades na área de gerenciamento de resíduos e rejeitos tóxicos, químicos, biológicos e radioativos na instituição. A partir de então, a universidade em questão passou a ter duas frentes de gerenciamento de resíduos:

• A primeira, para gerenciamento dos resíduos comuns (material semelhante ao resíduo domiciliar), com o Projeto Reciclar e a Divisão de Parques e Jardins (DPJ);
  • A segunda, com a GRR, operando no gerenciamento dos resíduos perigosos, com foco inicial nos químicos laboratoriais, infectantes, perfurocortantes e lâmpadas contendo mercúrio.

No ano de 2010, a GRR contratou serviço de elaboração do primeiro Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde para UFV (PGRSS/UFV) e, entre 2012 e 2016, ocorreram intensas mobilizações, além de treinamentos por parte de projetos de extensão, em especial com o  PI PGRSS, para os responsáveis e usuários de laboratórios.

Em 2013, observada a necessidade de se quantificar, identificar e registrar os geradores e os resíduos, foram iniciados esforços para mapear e cadastrar as unidades geradoras. Assim, no ano de 2015, considerando a necessidade de integrar as atividades de gerenciamento de resíduos, a GRR e o DPJ foram fundidas e transformadas em Divisão de Gerenciamento de Resíduos (DGS), que assume como objetivos de coordenação, supervisão, assessoramento e suporte técnico à execução de atividades na área de gerenciamento de resíduos de toda a UFV, unificando, assim, a administração do gerenciamento dos resíduos comuns com os resíduos e rejeitos tóxicos, químicos, biológicos e radioativos, realizando o cadastro dos laboratórios e dos resíduos por eles gerados. Em 2021 a Universidade teve seu primeiro Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS – com diretrizes para os Campus Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal.