Resíduos passíveis de logística reversa são materiais que, devido a sua composição, características ou potencial de reciclagem, são alvo de políticas e regulamentações que exigem a devolução, coleta e destinação adequada após o consumo. A logística reversa se refere ao processo de coleta, transporte, recuperação e disposição final desses resíduos, visando sua reintrodução na cadeia produtiva ou seu tratamento ambientalmente adequado.
Esses resíduos geralmente incluem produtos que possuem embalagens retornáveis, como garrafas de vidro, latas de alumínio, embalagens de plástico, entre outros. Também podem abranger produtos de uso específico, como pilhas, baterias, pneus, produtos eletrônicos, medicamentos, embalagens de agrotóxicos, entre outros itens cujo descarte inadequado possa representar riscos à saúde pública ou ao meio ambiente.
Cada tipo de resíduo demanda procedimentos específicos e possuem uma legislação específica para a sua destinação e tratamento. Na UFV, os resíduos passíveis de logística reversa são armazenados em locais específicos até atingir uma quantidade suficiente para realizar o procedimento de coleta e destinação final, que é feito por meio de contratos com empresas especializadas em cada tipo de resíduo.
A implementação da logística reversa para esses resíduos é fundamental para promover a economia circular, reduzir a geração de resíduos, aumentar a reciclagem e minimizar os impactos ambientais associados ao consumo e descarte de produtos.