UFV+Sustentável e Diretoria de Meio Ambiente na 94ª Semana do Fazendeiro

17 de outubro de 2024


A equipe do Programa UFV + Sustentável em conjunto com Diretoria de Meio Ambiente – a qual faz parte – marcou presença na 94ª edição da Semana do Fazendeiro, que ocorreu entre os dias 14 e 20 de setembro no campus Viçosa da UFV, representando a instituição tratando de temas importantes como sustentabilidade, gerenciamento e destinação adequada de resíduos, tratamento adequado de água e preservação.

Todas as questões mencionadas acima foram abordadas no estande destinado ao Programa através de atividades de conscientização visando, principalmente, a educação ambiental voltada para as crianças, com atividades educativas cujo intuito era despertar o interesse nas mesmas e ensinar, de forma dinâmica e didática, sobre os pilares da sustentabilidade e sua importância.

Das atividades realizadas pela equipe do UFV + Sustentável, haviam jogos de destinação de resíduos e de práticas favoráveis e desfavoráveis ao Meio Ambiente, um cinema que exibia vídeos curtos e episódios de desenhos animados populares com temáticas relacionadas também ao Meio Ambiente e sua preservação, resíduos e tratamento adequado de água, além de uma oficina de artesanato para aflorar o lado artístico das crianças utilizando materiais potencialmente recicláveis. As equipes do projeto InterAção, da Divisão de Água e Esgoto (DAG) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estavam presentes demonstrando experimentos que tinham como enfoque demonstrar a importância da água e seu tratamento correto e educar sobre a necessidade da sua preservação.

Para a população em geral, houve a colocação de banners informativos dentro e fora do estande que, além de serem uma forma de conscientização, guiavam os visitantes para o espaço destinado ao Programa e ao Centro de Triagem, atraindo cada vez mais pessoas ao longo do período do evento.

Além disso, houve a gestão de resíduos do evento para garantir a meta de um evento Lixo Zero e a implementação do projeto Carbono Zero. Para que um evento seja considerado Lixo Zero, é necessário garantir que, no máximo, 10% do total dos resíduos gerados sejam encaminhados para o aterro sanitário. Neste ano, as equipes das associações de catadores e catadoras da ACAT e ACAMARE estavam presentes, triando os resíduos no Centro de Triagem. Para saber mais sobre o gerenciamento de resíduos na Semana do Fazendeiro e dos valores computados ao longo doa anos, clique aqui. Um relatório completo contendo informações será publicado em breve!

Em relação ao Programa Carbono Zero, o projeto foi responsável por quantificar e propor medidas de redução e neutralização de Gases do Efeito Estufa (GEE) originados durante o evento. Entre as medidas de neutralização, destaca-se a distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica, que, em média, é capaz de absorver cerca de 163,14 kg de gás carbônico ao longo do seu ciclo de vida. Os resultados dessa quantificação estarão disponíveis futuramente pelo Carbono Zero, para que todos possam acompanhar as ações e impactos gerados.

Portanto, mais uma vez, a presença do Programa UFV + Sustentável e da Diretoria de Meio Ambiente demonstra a importância do trabalho feito pelas equipes na universidade ao transmitir cada vez mais, para um número grande de pessoas dentro e fora da instituição, a necessidade de implementação de uma rotina sustentável no cotidiano de cada cidadão e como essas atitudes podem impactar consideravelmente e de forma positiva o Meio Ambiente e a qualidade de vida de todos.

Atividades educativas realizadas no evento.
Equipes da associações ACAT e ACAMARE no Centro de Triagem.