Desde o ano de 1970, antes de ser implementado o Decreto nº 5.940/2006, há na Universidade Federal de Viçosa (UFV) ações de coleta seletiva, que surgiram da organização voluntária da comunidade acadêmica.
A coleta seletiva solidária (CSS) no campus visa recolher todos os resíduos recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) gerados nas salas de aula, departamentos, prédios de aula e/ou administrativos, restaurantes, lanchonetes, moradias estudantis, etc. Assim, durante a semana, durante o turno da manhã, o caminhão da CSS passa em todo o campus recolhendo esses resíduos, que em
seguida serão encaminhados para as associações de catadores do município, onde terão tratamento adequado para posteriormente ser comercializado.
Para facilitar a coleta, as lixeiras do campus são divididas em sacos plásticos azuis e pretos, sendo os azuis destinados à reciclagem e os pretos à coleta convencional. Desse modo, os funcionários da limpeza de cada setor separa os sacos plásticos com base em sua respectiva destinação.
Vale mencionar que, além da coleta seletiva, a UFV tem coleta de materiais orgânicos e tem, no supermercado escola, ponto de coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias e lâmpadas.
Para a coleta seletiva ocorrer de modo eficaz, é muito importante saber quais materiais são recicláveis e quais não são, por isso ilustramos com alguns exemplos a seguir.
Além disso, também é muito importante saber descartar o resíduo gerado.
Alguns resíduos são perigosos para o meio ambiente e não podem ser descartados de maneira convencional. Sendo assim, existem locais que fazem o recolhimento e destinam para a logística reversa. Listamos alguns pontos de coleta:
Os resíduos recicláveis devem ser colocados na via para recolha até 08:15h.
Além disso, a UFV também coleta resíduos orgânicos para compostagem, sendo necessária a instrução inicial da Divisão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (DGS) para o atendimento.
Formulário de solicitação:
https://central-servicos.ufv.br/solicitacoes/criar?campus=1&fornecedor=1&servico=283¤t=4
1) Copo com restinho de café é reciclável?
R: Sim, desde que não contenha mais café dentro. Se houver apenas a borra de café, pode ser reciclado.
2) Guardanapos usados são recicláveis?
R: Não. Porém, podem ser compostados, desse modo, caso haja um recipiente para coleta dos orgânicos em seu setor, ele pode ser utilizado.
3) Copos e embalagens de isopor são recicláveis?
R: Sim, desde que não contenham mais o líquido, nem resto de alimentos.
4) Embalagens metalizadas de bombom e salgadinho são recicláveis?
R: Não.
5) Embalagens de chicletes são recicláveis?
R: Sim, desde que estejam limpas.
6) Copos sujos com iogurte ou resto de vitamina são recicláveis?
R: Podem ser reciclados. Preferencialmente, é recomendável limpar o material previamente, no entanto, mesmo sem essa limpeza, eles continuam sendo recicláveis.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail sustentabilidade@ufv.br