Dia da Árvore

19 de setembro de 2022


No dia 21 de Setembro, é comemorado no Brasil o Dia da Árvore. A Diretoria de Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Estudos em Arborização Urbana (ARBO), vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal, promoverá uma ação na quarta-feira. 800 mudas de espécies nativas da região serão distribuídas para a comunidade nas 4 pilastras, de 8h às 11h.

O objetivo da ação é incentivar o plantio de espécies nativas pela população. Serão distribuídas mudas de 8 espécies nativas: Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Braúna, Faveiro, Sapucaia, Ameixeira, Palmeira e outras espécies que fazem parte da arborização do campus da UFV.

No Brasil existem 9,55 milhões de hectares de árvores cultivadas, plantadas para diferentes finalidades como: produção de painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, produção energética, biomassa, entre outros.

São plantadas 1 milhão de árvores produtivas todos os dias no Brasil, contribuindo para a geração de mais de 536 mil empregos diretos e 1,5 milhão de postos de trabalho indiretos. A cadeia produtiva de árvores plantadas aparece na 22ª posição como a atividade de maior contribuição para o produto interno bruto, em 2020 gerou R$ 116,6 bilhões.

As árvores fornecem inúmeros benefícios, como: melhoria da qualidade do ar, redução do escoamento superficial, atenuação da poluição sonora, manutenção da qualidade da água, sequestro de carbono, redução da radiação solar (sombreamento), atenuação microclimática, conforto térmico, bem estar físico e psíquico, além de dinamismo e movimento à paisagem. São os chamados serviços ecossistêmicos.

Um desses benefícios está relacionado à temperatura e a umidade do ar. Embaixo da copa das árvores em ambiente urbano, os valores são, em média, 4°C menor do que no sol direto e a umidade relativa 6 unidades maior. Esse benefício varia conforme a espécie e o clima do local. No campus da UFV, por exemplo, a pesquisa realizada com oitizeiro indicou que embaixo da copa desta espécie a temperatura do ar foi 4,67°C menor e a umidade relativa 8,16 unidades maior.