Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Agenda 2030, são uma série de metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas para promover um desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Eles foram adotados em setembro de 2015 por todos os 193 países-membros da Assembleia Geral da ONU como parte de uma iniciativa ampla para enfrentar os desafios econômicos, sociais e ambientais que o mundo enfrenta. Os ODS têm como prazo final o ano de 2030.
Existem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cada um com metas e indicadores específicos que abrangem uma variedade de áreas temáticas interconectadas. Esses objetivos foram projetados para lidar com questões globais urgentes, como a pobreza, a fome, a igualdade de gênero, a educação de qualidade, a saúde, a água limpa, o saneamento, a energia acessível, o trabalho decente, o crescimento econômico inclusivo, a redução das desigualdades, a ação climática, a conservação da vida marinha e terrestre, e muito mais.
Cada país é responsável por adaptar e adotar os ODS de acordo com suas próprias prioridades e capacidades. Os ODS visam integrar considerações econômicas, sociais e ambientais para promover um mundo mais justo, inclusivo e sustentável para as gerações presentes e futuras. A implementação eficaz dos ODS requer ações coordenadas e colaborativas de governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos em todo o mundo.
Aqui estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
Fonte: Nações Unidas no Brasil – acesso em https://brasil.un.org/pt-br